top of page

Lótus da Catimba - Símbolo da perfeição e do renascimento

Atualizado: 8 de out. de 2021


ree

Lótus da Catimba: o nome já imprime uma força própria em sua trajetória. A simbologia da perfeição, fertilidade, sabedoria e renascimento da flor de Lótus dá o tom para a vida de um dos ícones do Mangalarga Marchador, tema, recentemente, do documentário “O Legado”, produzido por Júlio Oliveira. O filme traz depoimentos comoventes do criador, proprietários e técnicos do Lótus da Catimba, além de cenas lindas na Fazenda histórica Pao Grande, onde é sua casa, em Paty dos Alferes, Rio de Janeiro.

Hoje, o condomínio do Lótus é formado por: Haras do Mirante, Haras Beija Flor, Haras Cortês, Haras CAAM, Haras Alcatéia, Haras da Tenda, Haras Formoso 2S e Haras Pao Grande. Todos eles com um orgulho imenso de poderem ter esse ícone como “filho”. “Só de você ser proprietário do Lótus, você já passa para outro patamar”, diz Sávio Oliveira, do Haras Beija Flor: “é um cavalo que todos gostariam de ter em casa”, reflete.


Conquistas

A mística que envolve o cavalo começa na Gameleira em 2007, quando vem o primeiro campeonato Nacional da sua vida. Lótus sagra - se Campeão Nacional Potro Mirim. Antes, foram diversos campeonatos conquistados, principalmente, em exposições especializadas no Rio de Janeiro.

Em 2008, ele leva o título Nacional Reservado Campeão Potro Graduado, em 2009, Reservado Campeão Nacional Cavalo Júnior de Marcha, mas é em 2010, aos 4 anos de idade, em uma fase mais preparada que ele sai da Gameleira com o título máximo conquistado: Campeão dos Campeões Nacional de Marcha.

De lá pra cá, Lótus da Catimba se mantém no Ranking como um dos reprodutores mais influentes da Raça. Desde 2015, ele está em destaque nas premiações nacionais de Progênie de Pai. Seus filhos têm herdado sua beleza, inteligência e padrão de marcha.


Genealogia


ree

Lótus da Catimba

(Lianus do Yuri x Sapoti do Aeroporto)



O titular do Haras Catimba, Mário Freire Neto, adquiriu Lianus do Yuri ainda potro e nutria uma admiração especial pela sua mãe, Floresta das Amoras, uma das principais doadoras da Raça e Campeã das Campeãs Nacional de Marcha. O pai de Lianus é o reprodutor que fez base no plantel Yuri, Greco do Yuri.

Já a sua mãe, Sapoti do Aeroporto, é uma matriz consagrada advinda do sul de Minas, registrada em livro aberto. “Uma mãe extraordinária, que sou fã incondicional”, diz Carlos Motta, titular do Haras CAAM. A paixão e respeito pela Sapoti é um ponto chave que une o condomínio do Lótus. Para Danilo Côrtes do Haras Côrtes, um garanhão ter que ter mãe para passar uma boa consistência genética e mãe é o que o Lótus mais tem.


Progênie

Lótus da Catimba tem uma progênie campeã, acima da média, o que faz dele hoje um dos mais importantes reprodutores do Mangalarga Marchador. O titular Eduardo Ribas, do Haras Pao Grande, acredita que tudo ficou mais claro no criatório após sua chegada: “Ele trouxe um padrão de marcha, de genética, qualidade de movimento e morfologia que elevou o Haras; foi assim, algo realmente extraordinário! Eu diria que a Pao Grande é uma antes e uma depois do período do Lótus”, diz Ribas.

Já o titular Tom Penteado escolheu Lótus da Catimba como padreador para dar um renascimento ao Haras Mirante: “Hoje ele é um dos garanhões que serve no Haras e todos os atributos que ele demonstrou ao longo desses anos como indivíduo e reprodutor, eu espero que ele consiga trazer ao nosso plantel também”.

Os resultados do ranking oficial da ABCCMM de Progênie de Pai comprovam como o cavalo é realmente diferenciado. Inteligência, docilidade e diagrama são características marcantes no Lótus, nos seus filhos e netos. O que faz com que o pódio seja uma consequência para eles, a partir de um trabalho técnico de excelência e de uma aptidão natural para as pistas.


“Ele tem a sexta marcha”


João Amaral - Haras Formoso 2S


Luiz Antônio de Souza (MU), apresentador, foi a pessoa que mais acompanhou de perto a trajetória do Lótus da Catimba. Desde potro, ele conta que o cavalo já demonstrava muito inteligência e docilidade, além de ser um marchador nato: “O Lótus dá conforto pra gente. Se você pegar ele, filhos ou netos dele, você sente prazer em andar”.

Além da docilidade marcante impressa no Lótus, a sua projeção avante para o esporte era um fato que sempre chamou atenção: “eu costumo falar que ele é o cavalo que gostou do trabalho, ele respondeu muito ao trabalho que foi passado para ele, mais fortemente no Campeonato de 2010”, diz Gianfranco Ferreira, médico veterinário.

Para o titular do Haras da Tenda, Miguel Montenegro, o Lótus representa o legado da marcha. E por esse espectro, foca - se em um documentário importante que marca uma história, um nome e uma época. Na simbologia da palavra, Lótus representa a perfeição, a prosperidade, a fertilidade; na literalidade do que seja o cavalo, Lótus também significa tudo isso. Os cavalos são nossos filhos. Simples e perfeito assim.







Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page