5 erros comuns cometidos pré - pista
- Revista Sem Fronteiras Marchador

- 7 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Por Fernando Mello Viana
Para conseguir os melhores resultados em pistas e considerar o bem estar e saúde do cavalo atleta é preciso seguir algumas regras. Veja as elencadas pelo instrutor de equitação Fernando Mello Vianna:
1. Aumentar a carga de trabalho no mês que antecede a Nacional. Devemos fazer exatamente o contrário, aliviar a intensidade do trabalho à medida que nos aproximamos da data da competição.
2. Ferrageamento em cima da hora. O mesmo deverá ser feito, no mínimo, 15 dias antes da competição, para que haja adaptação do animal à ferradura.
3. O erro mais grave é levar um animal de três anos para competir em uma prova com duração acima de 1h30. Avaliamos que aqui poderia se rever a regra oficial.
Curiosidade:
Podemos considerar exemplo de sucesso a história da égua Nina de San Genaro, que diferente da maioria dos animais, foi treinada sem pressa e participou da sua primeira Nacional após os 4 anos de idade. Foi campeã das campeãs Nacional de marcha em 2016.
4. Treinar os animais com o percurso definido da prova funcional. Os treinadores montam a prova e ficam repassando os animais. O cavalo deve saber todos os exercícios exigidos em uma prova, porém nunca a sequência. Do contrário, ele antecipa os comandos e comete erros infantis.
5. Algumas empresas de suplementos oferecem um coquetel de produtos a fim de melhorar a performance dos animais nos meses que antecedem a Nacional. O índice de laminite (patologia muito grave que atinge o sistema locomotor dos equinos, os cascos) está alto e avaliamos fazer uma adaptação mais lenta e gradativa.
** Fernando Mello Vianna, instrutor de equitação desde 1993, árbitro licenciado da ABCCMM e proprietário do CTE Mello Vianna, fundado em 2002, é referência em assuntos técnicos e de equitação na raça.
















































Comentários