Muito perto do selo Guinness: tentativa de recorde movimenta Berço da Raça
- Revista Sem Fronteiras Marchador

- 3 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
O objetivo do evento, realizado no dia 7 de abril de 2018, em Caxambu, Minas Gerais, era ganhar o selo do livro de recordes “Guinness Book” de maior cavalgada do mundo de uma única raça. O mentor do projeto foi Marcelo Baptista de Oliveira, da Agro Maripá, criador de Mangalarga Marchador há 40 anos. Segundo ele, a empresa Guinness apresentou uma série de condicionais para o recorde: a cavalgada deveria percorrer um trecho oficial de 3 km e ter no mínimo 1600 cavalos e seus respectivos cavaleiros, não deveria haver espaçamento entre os animais, foi exigido que permanecessem em fila de dois em dois até o final, entre outras condicionais. Além de que todos os animais deveriam estar chipados, ou seja, registrados, ou em processo, pela ABCCMM.
O recorde esteve próximo. Faltaram apenas 32 cavalos para cumprir a meta, além de algumas falhas de espaçamento que não permitiram que o evento levasse o selo. Mediadores da empresa estiverem presentes para a fiscalização das condicionais. “Não conseguimos bater o recorde, mas certo que fizemos a maior cavalgada do mundo de uma única raça”, ressalta Baptista, muito satisfeito com a confraternização resultante do dia. “Custou muito caro, porém na minha ótica foi um evento brilhante”, ele diz.
A organização e logística da cavalgada foi realizada pela empresa Três Barras e a divulgação feita pela ABCCMM e núcleos. Acerca da polêmica tida de que o lugar de saída deveria ser Cruzília, por ser o Berço da Raça, os organizadores optaram em um último momento por Caxambu, pelo fato da cidade deter infraestrutura melhor para recepcionar um evento deste porte.
Ensaio: Cavalgada da Amizade
Um dia antes do evento oficial, aconteceu a Cavalgada da Amizade, organizada pelo Clube do Cavalo de Cruzília. Cerca de 400 cavaleiros percorreram um trecho de 18 km de Cruzília ao Parque de Exposições de Caxambu, para deixar nas baias os animais que iriam participar da tentativa de recorde no dia seguinte. O ensaio a seguir representa este dia, o qual, segundo os participantes, ficou marcado na vida de todos os presentes. Mesmo que o recorde não tenha sido batido, o final de semana representou a verdadeira essência do Mangalarga Marchador, que é proporcionar momentos inesquecíveis de amizade em prol de uma paixão em comum pelo cavalo. Tudo isso com um pano de fundo bem bonito: o mar de montanhas do sul de Minas com vistas para o Parque Estadual da Serra do Papagaio. Confira o resultado a seguir pelas lentes de Ricardo Mendes e as meninas Sem Fronteiras, Larissa Mendes e Ana Carolina Meirelles.






















































































































Comentários