top of page

Marcha & Prosa: a união dos criadores em ambiente acolhedor

Um evento que reúne criadores de cavalo em várias regiões do país. Essa poderia ser uma das definições do Marcha & Prosa, ideia que partiu do Clube do Cavalo de Cruzília, Núcleo Berço da Raça, e foi se estendendo para outros lugares. Mais do que promover um momento de confraternização, o objetivo dos envolvidos é aproximar inicialmente os criadores e qualquer pessoa que se interesse por cavalos em ambientes descontraídos, onde possam conversar e aprender mais sobre o animal.

O Marcha & Prosa completa a sua 4ª edição em 2018. Nos últimos anos, tornou-se um espaço legítimo para estreitar os laços de quem trabalha com a raça do Mangalarga Marchador. O evento também é uma oportunidade para o haras selecionado mostrar um pouco das atividades feitas dentro desses espaços. Tom Penteado, criador de São José dos Campos e entusiasta do evento, conta que a proposta não é levar esse encontro somente para os haras que sejam referência, ou com a melhor tropa, por exemplo. A filosofia por trás desse tipo de incentivo é priorizar o contato com os criadores, em diversos lugares. “Se essa mentalidade ficar enraizada nos associados, os criadores estarão dispostos a abrir as suas casas, mostrar seu trabalho, até visitar outros associados, sem receio”, explica Tom.

O Mangalarga Marchador é a estrela do Marcha & Prosa. Paixão de todos os criadores que trabalham com o animal, o cavalo possui um lugar de destaque em cada encontro. Samy Barreto é criador de Feira de Santana, na Bahia. Conta que em sua fazenda, Pau da Rola, sede do evento, será realizada uma apresentação da tropa, dos animais mais jovens, e montaria para quem se interessar. Samy acredita que a informalidade do Marcha & Prosa contribui para aumentar o interesse de quem está iniciando a criação.

Álvaro de Carvalho, presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Mato Grosso, foi um dos responsáveis por organizar a primeira edição do evento no Estado, realizado em Cuiabá. O haras Apóstolo Primo recebeu, em junho, mais de 100 pessoas. Entre essas estavam novos criadores, interessados, peões, pessoas que incentivam o desenvolvimento da raça. “A participação desse evento foi muito positiva para que os criadores conheçam, troquem informações, também os apaixonados pela raça e quem trabalha com ela”.

Outro diferencial desse tipo de encontro são as regiões em que é realizado. Neste ano, as cidades de Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Cruzília (MG) levam o evento para os criadores de cada Estado. Ernesto Henriques conheceu o Marcha & Prosa no sul de Minas Gerais, organizado pelo Clube do Cavalo de Cruzília. A partir daí, Ernesto pediu autorização para implantar o evento no Estado do Rio de Janeiro: “descobri um ambiente de grande confraternização e troca de experiências, além de conseguir reunir criadores dos mais variados criatórios, dos pequenos aos grandes na mais perfeita harmonia”.

“Resgatar a união e a troca de informações entre criadores da região, como acontecia anos atrás”. Essa fala é do presidente do Clube do Cavalo de Cruzília, João Marcos Lollobrígida, dando continuidade ao objetivo que une organização e criador. Quando os primeiros encontros foram organizados, João Marcos não imaginava a repercussão que existe hoje. Atualmente, são 48 eventos do Marcha & Prosa, com a média de público de 150 a 200 pessoas, todas reunidas em um ambiente familiar e acolhedor.

O sucesso do Marcha & Prosa vem, principalmente, do comprometimento dos criadores e apoio dos organizadores. A necessidade inicial em aproximar os criadores do Berço da Raça acabou impulsionando o Clube do Cavalo de Cruzília a implantar o evento e, desde então, é possível observar o crescimento do Marcha & Prosa.

 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page